O consultor do bom ambiente.
Lutamos contra os rótulos, acreditamos no talento
 

3 de Dezembro Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Empresas colaboradoras

Decálogo del consultor del buen rolloConsejos para superar una situación similar.

Trabalhar dignamente (condições de trabalho):
com um salário justo, condições de trabalho seguras e saudáveis, um posto estável e horários razoáveis. Temos de começar pelo princípio, meus senhores, ninguém pode criar um bom ambiente se não tiver dinheiro para comer, é óbvio, mas há que dizê-lo.

Ir trabalhar e ter uma vida (conciliação):
todas as pessoas, ou a grande maioria, necessitam de um trabalho para poderem ter uma vida, mas atenção… também necessitam que o trabalho lhes deixe tempo livre para terem uma vida. É algo que ouvimos muitas vezes, mas o que precisamos é de um compromisso de verdade. Quantas vezes passamos às 10 da noite por um edifício de escritórios e vemos os gabinetes ainda cheios de pessoas? Quando um trabalhador tem a oportunidade de se desenvolver profissionalmente e, além disso, tem um projeto de vida, será mais feliz no trabalho, criará um bom ambiente junto dos colegas e será mais produtivo, criativo e profissional.

Fazer parte de algo grande (sentimento de pertença):
faça com que os seus funcionários se sintam parte do projeto, que se envolvam e comprometam, tornando-os participantes dos êxitos alcançados. É como quando faço um disco novo; só irá sair quando me sentir orgulhoso do meu trabalho, quando considerar que está perfeito e que os meus fãs vão gostar. Sentirmos que fazemos algo próprio motiva-nos a seguir em frente, leva-nos a envolver e a dar o melhor de nós para que as coisas saiam bem.

As coisas bem e a tempo (desempenho e produtividade):
um chefe tem de motivar o seu pessoal para que trabalhe bem, mas também tem de lhes dar os recursos necessários para que possam fazê-lo, a começar pelo exemplo. Além disso, uma coisa que aprendi ao longo dos anos é a importância do tempo, há que planear bem, dando a cada pessoa o tempo suficiente para desempenhar as suas tarefas… mas atenção! Há que saber equilibrar o respeito pelos tempos alheios sem que o pessoal adormeça à sombra dos louros. No se preocupe, a pouco e pouco ir-se-á organizando; por alguma razão é chefe!

Com carácter (liderança e responsabilidade):
não vamos confundir bom ambiente com falta de carácter, responsabilidade ou liderança. Além disso, todas estas qualidades são potenciadas e as decisões são muito mais bem compreendidas quando existe um bom ambiente.

Que o esforço seja recompensado (reconhecimento):
não me refiro a um salário digno, que disso já falámos. Quero dizer que quando algo corre bem, uma pessoa encontra o trabalho da sua vida, ou tem a sorte de ter um êxito profissional, é legítimo fazê-lo valer. Não somos de pedra; é tão melhor sentir o seu reconhecimento. Se não o fizer, da próxima vez pensarei "tanto trabalho para nada".

Preocupe-se com questões pessoais (liderança inclusiva):
sabe se os seus funcionários gostam do que fazem? se estão bem com os colegas de trabalho ou se têm problemas pessoais? Quando se preocupam connosco, mas se preocupam sinceramente, sentimos força e envolvemo-nos no projeto com uma motivação que ninguém pode parar.

Cada um a exercer as suas funções (formação):
não imagina um mecânico a fazer uma operação de coração aberto, pois não? Então, pela mesma lógica, tem de ter cada pessoa a fazer as tarefas que domina; alguém que é suplantado pelo seu trabalho fica frustrado; alguém que desempenha as tarefas para as quais não está preparado fica chateado. Não seja tonto, se conhecer o seu pessoal, será muito fácil.

Bom ambiente sim, mas para todos (diversidade e inclusão):
do primeiro ao último, desde os manda-chuvas até ao funcionário menos qualificado ou ao estagiário; homens e mulheres; negros, brancos, chineses, ciganos, gadjé e esquimós, cristãos, muçulmanos, budistas e ateus, pessoas com e sem deficiência, heterossexuais, homossexuais e assexuais; pessoas, ao fim ao cabo, que com respeito e bom humor é possível uma comunicação mais fluida, trabalhar num ambiente agradável e que isso se note nos resultados. Vamos, #TalentoSemRótulos

Bom ambiente e senso comum (atitudes e valores):
fomentar um bom ambiente de trabalho ajuda-nos a trabalhar em equipa, a respeitar-nos e a manter uma atitude positiva e responsável perante os projetos. Enfrentamos melhor as mudanças, envolvemo-nos e pomos toda a nossa paixão no que fazemos.

Baixe a música de vídeo #NoHayLímites

Una wed de Fundación Adecco

© Fundación Adecco.