Se não estamos no século XVII,
porque age assim?
 
Os preconceitos contra as mulheres são uma ideia anacrónica que complica as oportunidades das mulheres em risco de exclusão.

Em consonância com a noção anacrónica “Não sendo o século XVII, porque age assim?”, a Fundação Adecco, juntamente com mais de 60 empresas, desenvolveu uma campanha “Não ligue ao género, ligue ao talento” para assinalar o Dia Internacional da Mulher.

Numa entrevista de emprego própria do século XXI, bastaria perguntar pela disponibilidade para trabalhar, especificando as necessidades que o posto de trabalho requer. Porém, podemos pensar que estamos a retroceder no tempo até outro século se tivermos em conta as perguntas que se realizam num processo de seleção.

Esta campanha reflete a resposta a uma pergunta sobre o cuidar dos filhos feita a uma mãe com responsabilidades familiares não partilhadas, uma pergunta que parece retirada do século XVII. Numa entrevista de emprego não se podem fazer esse tipo de perguntas pessoais; no entanto, as nossas candidatas são confrontadas com elas muitas vezes. Assim, nasceu esta campanha que convida à reflexão e que mostra uma situação que não se sucede apenas nas entrevistas de emprego. Também a encontramos em outras circunstâncias laborais e empresariais relacionadas com o trabalho em equipa, a interação com os colegas de trabalho, a liderança e a gestão de pessoas. São situações discriminatórias que têm de acabar. Estamos no século XXI e temos de estar conscientes disso.

Empresas parceiras

#EmpleoParaTodas

© Fundación Adecco.